Back to All Events

Workshop: "Mindfulness e Montessori"

  • Atelier Montessori 10 R. Soeiro Pereira Gomes Lisboa, Lisboa, 1600 Portugal (map)

Descrição:
Ao observar atentamente os princípios do método Montessori percebemos que este incorpora naturalmente práticas que se alinham com os princípios do Mindfulness. 
Neste workshop gostávamos de partilhar alguns conceitos do método que se relacionam com os princípios da atenção plena e a sua relevância para a educação (pelos benefícios ao nível da função sócio-emocional e neuro-cognitiva). Gostaríamos de os convidar a aproveitar este "presente", o de nos concentrarmos atentamente no aqui e no agora da mensagem tão profunda e espiritual de Montessori e Mindfulness nas nossas vidas.

Programa:
- Princípios Montessori
- Princípios Mindfulness
- Relacionando: Montessori e Mindfulness
- Semelhanças
- Atividades práticas:
A importância do silêncio
A protecção do momento
Auto-regulação emocional
- Mindful em família: o desafio de viver no presente!

Formadora: Inês Goucha Costa
Especializou-se em psicologia pela Universidade de Coimbra. Teve um percurso profissional e formativo muito diversificado (trabalho comunitário em África, centro de escuta e aconselhamento para adolescentes, necessidades educativas especiais, coaching, conselheira do luto, psicogeriatria) mas foi no trabalho com pessoas com demência que "descobriu" (auto-didaticamente) o Método Montessori. No Brasil, onde viveu, teve a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos no Centro de Educação Montessori em São Paulo, acreditado pela MACTE (Montessori Accreditation Council for Teacher Education). Nesse contexto teve também a oportunidade de trabalhar numa escola Montessori enquanto educadora. Hoje colabora como diretora pedagógica do Atelier Montessori em Lisboa.

Preço:
25€

Local:
Atelier Montessori
Rua Soeiro Pereira Gomes 10, loja 2
1600-207 Lisboa

Inscrição:
Para se inscrever, preencha por favor o seguinte formulário e proceda ao pagamento através do NIB PT50 0018 0003 43799600020 73 (coloque o seu nome na descrição). Envie o comprovativo para o e-mail oateliermontessori@gmail.com e receberá um e-mail a confirmar a sua inscrição.