Sobre o atelier


O Atelier Montessori é um centro de atividades educativas fiel à pedagogia Montessori, pensado para todos mas, de forma especial, pensado para as crianças.

Maria Montessori tem uma mensagem admirável quando entramos na abordagem do desenvolvimento infantil e, por isso, também muito inspiradora para pais, professores, cuidadores e outros profissionais que se dedicam a esta área.

Foi para todos eles que o Atelier foi sonhado e criado.

O Espaço

Num espaço amplo, harmonioso e estimulante, a equipa de "Guias" Montessori do Atelier, detentoras de certificação, receberão as crianças dos 18 meses aos 3 anos de idade para as chamadas “sessões de 3 horas".

Numa sessão Montessori de 3 horas, as “Guias” Montessori ora fazem apresentação de materiais instigando a criança a experimentar e a descobrir por si mesma, ora analisam com detalhe e minúcia o comportamento desta.

O espaço preparado para as crianças é composto por áreas diferenciadas de conhecimento e permite ainda o acesso a um jardim exterior.

No Atelier Montessori, todas as crianças poderão fazer um trabalho de verdadeira exploração num ambiente preparado, com uma atmosfera calma e ordenada, usando materiais especificamente elaborados à luz das etapas do desenvolvimento infantil, os chamados “períodos sensíveis.“

Ambiente Preparado

Entende-se que a combinação de ambiente e materiais Montessori promovem uma concentração espontânea da criança que integrará o resultado de cada descoberta na chamada “mente absorvente.”

No Atelier Montessori encontrará ainda uma ante-sala onde se organizam periodicamente workshops, grupos de estudo e mini-cursos destinados a pais, famílias, professores e outros profissionais que desejem explorar, aprofundar e caminhar no seu desenvolvimento pessoal. Como neste espaço se pretende partilhar vida, ele será sempre aberto a todos quantos o queiram conhecer! Montessori para Todos é o nosso lema!