Ciclos Montessori


A Pedagogia

A pedagogia Montessori é um método de educação centrado na criança que se concentra em experiências práticas e de autoaprendizagem, independência e respeito o desenvolvimento natural de cada criança.

Foi comprovado por inúmeras pesquisas, especialmente no campo das neurociências, para fomentar um profundo amor pela aprendizagem em crianças e proporcionar-lhes bases sólidas para as suas emoções, desenvolvimento físico, cognitivo e social.

Ciclos

No Atelier Montessori crianças entre os 18 meses e os 3 anos de idade são acolhidos por um período de 3 horas de segunda a sexta-feira.

Durante este tempo, as crianças trabalham ininterruptamente num ambiente preparado (uma sala de aula cuidadosamente projetada para atender às suas necessidades) conduzido por adultos experientes e treinados. Em seguida, reúnem-se num círculo, durante 30 minutos (com leitura, canto, dança) e passam a um intervalo de 30 minutos na nossa área exterior com brincadeira livre e desenvolvimento da motricidade grossa.

O ambiente oferece materiais de aprendizagem específicos e atividades que apoiam o crescimento e aquisição da linguagem, motricidade grossa e fina (com grande foco na coordenação hand-eye e integração do movimento), resolução de problemas, refinamento sensorial, autonomia e consciência sócio-emocional.

A guia, através da observações e planeamento minucioso, abrem espaço para as crianças explorarem o ambiente com segurança. Demonstrando como escolher e usar os materiais por si próprios. A sala de aula é uma comunidade onde todos são valorizados individualmente enquanto trabalham juntos como um só, em última análise, servindo uns aos outros com amor, generosidade, graciosidade e cortesia.