Xadrez

A prática do xadrez desde os 3 anos potencia a capacidade de resolução de problemas e da criatividade. Esta atividade beneficia características cognitivas como a lógica, a criatividade, a memória, a perseverança, auto-controlo, entre outras. Oferece uma elevada quantidade de problemas para resolver e cria um sistema de raciocínio coerente e estruturante habituando os seus praticantes a procurar soluções novas para problemas novos, estimulando a criatividade e a originalidade.

Os alunos da elementary são convidados, mensalmente a integrarem os torneios de xadrez uma vez que estes encontros promovem o interesse, a capacidade de concentração e de atenção, desafia todos os estudantes, e induz os mais altos níveis de desempenho. Um ambiente de aprendizagem centrado no jogo tem um efeito positivo na atitude dos estudantes em relação à aprendizagem, facilitando o desempenho cognitivo.

 

Piano e Violino

Desde os 3 anos, os alunos da Escola Montessori São Lourenço têm a oportunidade de escolher entre o ensino individual e personalizado do violino ou do piano.

As sessões acontecem uma vez por semana com a duração de 30 minutos para os alunos dos 3-6 anos e com a duração de 35-40min para os alunos do elementary.

O ensino da formação musical e instrumental é uma mais valia para a criança.

Sendo a aprendizagem de um instrumento, uma disciplina essencialmente prática, os alunos do elementary têm, desde o início, uma rotina de estudo e acesso direto aos instrumentos.

Para uma boa evolução na componente de formação artística especializada, os alunos podem estudar diariamente

 

Artes

A Escola Montessori São Lourenço mantém a sua relação duradoura com a ilustradora e professora de Artes, Marta Torrão. Desde gravura, pintura, escultura, história de arte e expertise, as aulas de Arte são especializadas e exigentes.

A professora Marta Torrão colaborou durante alguns anos com o Jornal Diário de Notícias , nomeadamente para a revista “Notícias Magazine” , ilustrando textos para a infância e posteriormente trabalhou na mesma revista com a Psicóloga Isabel Leal, nas crónicas “Psicólogo de serviço”.