Casa da criança dos 3 aos 6 anos


Entre os 3 e os 6 anos de idade, Maria Montessori chamou a este ambiente Casa dei Bambini (Casa das Crianças). Tendo criado os alicerces da sua personalidade, as crianças de três anos chegam ao ambiente preparado, prontas para desenvolver e aperfeiçoar as suas capacidades.

Aprendem melhor através de atividades da vida real que apoiam a independência e a auto-eficácia; manipulação de objectos para proporcionar uma experiência sensorial concreta; e exploração aberta que conduz ao aperfeiçoamento dos seus movimentos, percepções sensoriais, linguagem e desenvolvimento do seu intelecto.

A Comunidade

Todos os membros desta comunidade alargada de crianças dos 3 aos 6 anos de idade prosperam através de oportunidades para seguirem os seus próprios interesses, escolherem livremente as suas próprias atividades, desenvolverem a sua capacidade de concentração e envolverem ao seu próprio ritmo os seus poderes emergentes de razão, imaginação e sociabilidade.

Atividades

Os materiais e as atividades são concebidos para apoiar a descoberta e a aprendizagem autónomas, pelo que se adequam perfeitamente a esta fase de desenvolvimento.

Estão organizados em torno de atividades de Vida Prática que desenvolvem a independência e as competências sociais; atividades sensoriais que refinam a perceção sensorial; o desenvolvimento da Linguagem Oral, da Escrita e da Leitura; e atividades matemáticas que desenvolvem conceitos matemáticos fundamentais; bem como atividades que refletem sobre a nossa compreensão humana da geografia, história, biologia, ciência, música e artes.

O adulto formado guia as crianças ao longo deste percurso, ajudando-as a tornarem-se indivíduos bem adaptados, prontos a ocupar um lugar positivo e pró-social no seu mundo.

 

1º ciclo dos 6 aos 12 anos


As crianças do ensino básico caracterizam-se tipicamente pelo seu espírito curioso, pela sua capacidade de abstração e imaginação, pela sua orientação moral e social e pela sua energia para a investigação e exploração. As crianças da primária trabalham em pequenos grupos de idades mistas numa variedade de projetos que despertam a imaginação, envolvem o intelecto e desenvolvem as suas capacidades de raciocínio.

Os estudos elementares constroem conhecimentos através de um estudo aprofundado do mundo e do seu funcionamento. Os estudos são integrados em disciplinas que incluem a geografia, a biologia, a história, a língua, a matemática, a ciência, a música e outras formas de expressão artística.

A exploração de cada área é aumentada pelas crianças, que organizam visitas para além dos limites da sala de aula para adquirir conhecimentos da vida real a partir de recursos da comunidade, tais como a biblioteca, o planetário, o jardim botânico, o centro de ciências, a fábrica, o hospital, etc. Esta abordagem promove um sentimento de ligação à humanidade e incentiva o desejo natural das crianças de darem um contributo para o mundo.

O ambiente da escola primária destina-se a crianças dos 6 aos 12 anos. Por vezes, as crianças são divididas em dois grupos de 6 a 9 e de 9 a 12 anos e, por vezes, todos os seis anos interagem num único ambiente.