Back to All Events

Workshop: "Como Promover a Concentração em Casa?"

  • Atelier Montessori Rua Soeiro Pereira Gomes, 10, loja 2 1600-207 Lisboa Portugal (map)

Desconhecemos que preservar a concentração da criança e criar condições para que ela aconteça, pode determinar que ela seja bem sucedida no seu processo de aprendizagem, mesmo num ambiente familiar. 

Como ajudar o seu filho?

Este workshop esclarece e põe em evidência o que nos falta compreender sobre o que acontece quando uma criança se concentra! 

O que se adquire e que a vai ajudar de forma decisiva no seu êxito escolar mesmo ao nível universitário?

Uma informação que o vai levar a olhar para a realidade de forma mais lúcida. 

"Recentemente, enfrentamos uma onda de diagnósticos – verdadeiros e não-tão-verdadeiros – de crianças com Transtorno de Desvio de Atenção e Hiperatividade. À parte disso, professores reclamam o tempo todo da falta de atenção de seus alunos, e os alunos reclamam entre si de sua incapacidade de manter o foco de sua atenção por mais de alguns minutos. Há inúmeros culpados, mas decididamente enfrentamos uma pandemia de falta de concentração". (Gabriel Salomão)

Programa:
A importância da concentração.
O que é a concentração espontânea em Montessori.
Porque o desenvolvimento das funções executivas são determinantes no sucesso escolar. 
A importância do planeamento das actividades: aquisição de competências para a vida.

Exploração de conceitos:
- Memória de trabalho;
- Flexibilidade cognitiva;
- Controlo inibitório;
- Actividades que promovem as funções executivas e dicas para as potencializar no ambiente famíliar. 

Formadora: Inês Goucha Costa
Especializou-se em psicologia pela Universidade de Coimbra. Teve um percurso profissional e formativo muito diversificado (trabalho comunitário em África, centro de escuta e aconselhamento para adolescentes, necessidades educativas especiais, coaching, conselheira do luto, psicogeriatria) mas foi no trabalho com pessoas com demência que "descobriu" (auto-didaticamente) o Método Montessori. No Brasil, onde viveu, teve a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos no Centro de Educação Montessori em São Paulo, acreditado pela MACTE (Montessori Accreditation Council for Teacher Education). Nesse contexto teve também a oportunidade de trabalhar numa escola Montessori enquanto educadora. 

Preço: 30€

Duração: 15h00-18h00
 
Local: Atelier Montessori
Rua Soeiro Pereira Gomes, 10, loja 2,
1600-207 Lisboa

Inscrição:
Para se inscrever proceda ao pagamento através do NIB PT50 0018 0003 43799600020 73 (coloque o seu nome bem como o nome do evento na descrição). Envie o comprovativo para o e-mail:oateliermontessori@gmail.com.

Earlier Event: June 9
Workshop: "Uma Casa Montessori!"
Later Event: June 23
Ciclo Montessori: 22-36 meses